sábado, 21 de novembro de 2015

Escola Marcelo da Cunha comemora o Dia da Consciência Negra

Com o Projeto “Meu Brasil de Todas as Cores”, a Escola Marcelo da Cunha (Oitizeiro), dirigida pela Diretora Luciana, fez uma festa colorida ontem à noite (20/11) para celebrar o Dia da Consciência Negra. Logo na entrada do clube, onde aconteceu o evento, atabaques, bandeiras e pinturas em cerâmica, tipicamente africanas, davam às boas-vindas a quem chegava. Mais adiante, balões em várias cores representavam todas as etnias. Nas paredes, uma exposição de desenhos feitos pelos alunos retratava cenas que nos arremetia à história dos indígenas, negros e migrantes que formaram o Brasil.
O evento começou por volta das 19:30h. A abertura foi feita por um dançarino representando um escravo em uma dança africana. Em seguida, os alunos do 5º Ano entraram com bandeiras representando a nossa miscigenação (indígenas, africanos e europeus). A turma do 6º Ano representou os povos indígenas; o 7º Ano, apresentou uma esquete representando os povos africanos, escravos sendo castigados pelo capitão do mato; os alunos do 8º e 9º Anos apresentaram uma dança portuguesa, representando os europeus.

HINO DE RERIUTABA

LETRA DO HINO DE RERIUTABA ---------Cidade,que linda cidade,teu progresso será tradição. Abençoada por Nossa Senhora,te canto com muita emoção. És rica, és linda.ès bela,dotada de prosperidade. Uma dádiva da natureza,fazenda que virou cidade.
-------------- (REFRÃO).Te amarei,te amarei,tu és minha pátria amada. Te amarei,teamarei,te amo,oh Reriutaba.
-------------
Lutarei pelo teu progresso,cacique guerreiro serei. Sou Rerius, tu és minha taba,servir a ti jurarei. Que a força da fé se mantenha,que aqui sempre reine a paz. Que Deus preserve a beleza dos teus lindos carnaubais.
------------- É lindo ver o pôr-do-sol por trás das serras que tens, Cidade que acorda mais cedo com o barulho do trem. Teus filhos que às vezes se vão em busca de outro ideal, Seguem a estrada chorando,felizes quando estão voltando Ao berço, à terra natal.
-- Letra e música de José Edvar de Castro(Edvar di castro .